Print Friendly and PDF
only search openDemocracy.net

Política Recuperada: “a inovação é o resultado da experimentação”

Matias Bianchi e Caio Tendolini falam das suas hipóteses e descobrimentos, de imaginar o futuro dos estados e da política, e de entender a tecnologia como um relato paradoxal. English Español

Esta é a única entrevista da Política Recuperada em contraponto.

Quando a pensámos em equipa, dissemo-nos: “que seja a entrevista mais arriscada, mais conjuntural, mais virada para o futuro”. O sonho dum modelo de democracia para a América Latina desde a América Latina.

Os queridíssimos amigos Matias Bianchi e Caio Tendolini, emprestaram-nos as suas grandes cabeças para este exercício. E foram generosos com as suas hipóteses, os seus descobrimentos, ao imaginar o futuro dos estados e da política e entender a “tecnologia” como um relato paradoxal, como um espaço e uma disputa.

Essa tarde-noite, chovia muito encima da máquina de laminação sobre a que gravámos a entrevista, as goteiras do Centro Cultural IMPA em Buenos Aires sobre as nossas cabeças. Nalgumas tomas, isto nota-se e faz-me lembrar o frio que fazia, enquanto nós pensávamos.  

Debaixo, a entrevista completa. 

 

 

Política Recuperada apresenta uma série de dez entrevistas a membros destacada de Rede de Inovação Política na América Latina. Aproveitando que se reuniram em Buenos Aires, Agustín Frizzera preguntou-lhes quais são as apostas pelas novas formas de fazer política e como abordam a construção dos direitos da cidadania e o uso inclusivo da tecnologia.

About the authors

Agustín Frizzera es miembro y cofundador del Partido de la Red y miembro fundador del Grupo Interrupción y de la Asociación Civil Sumando en Argentina, licenciado en sociología por la Universidad de Buenos Aires y máster en gestión urtbanística por la Universidad Politécnica de Cataluña en Barcelona.

Agustín Frizzera is a member and co-founder of the Network Party and a founding member of the Grupo Interrupción and of the Asociación Civil Sumando in Argentina. He holds a bachelor degree in Sociology from the University of Buenos Aires and a master's degree in Urban Management from the Polytechnic University of Catalonia in Barcelona.

Matías Bianchi is a political scientist with a PhD from the Institute d´Études Politiques de Paris (Sciences Po) and the director of the think tank Asuntos del Sur. He tweets as @matiasfbianchi

Matías Bianchi es un experto en ciencia política y doctorado por el Institut de'Études Políticos de París (Sciences Po) y director del grupo de reflexión Asuntos del Sur.

 Caio Tendolili is an economist and works in political experimentation at UPDATE.

Caio Tendolini es economista y trabaja en experimentación política desde UPDATE.

Caio Tendolini é economista e trebalha experimentaçao politica desde UPDATE.

 


We encourage anyone to comment, please consult the
oD commenting guidelines if you have any questions.