Print Friendly and PDF
only search openDemocracy.net

Poder para o povo: educação e participação política

Vivemos o suposto retorno de cidadania ao centro do poder. Ou, pelo menos, ao centro da história. English, Español

 

Pixabay: Dominio Público

Este artigo é um extrato de um artigo original publicado no eBook El ecosistema de la Democracia Abierta e pode ser encontrado aquí.

Na sociedade de hoje é muito fácil demonstrar a mudança discursiva em que o modelo de governança aberta é incorporado como uma força motriz para a participação do cidadão.

Uma participação que desvincula - ou tenta dissociar - as elites do exercício do poder, gerando espaços que originam e consolidam novas ideias em relação aos antigos esquemas de governança.

Para chegar a este ponto, tem sido essencial que vários marcos aconteçam ao longo da história. Marcos que impactaram o exercício do cidadão de hoje graças ao conceito histórico de cidadania e seu papel social; às múltiplas transformações dos modelos educacionais e à sofisticação da noção de participação e tecnologia do cidadão como fator de interesse no exercício cívico.

O texto explora vários aspectos e eventos que, desde o tempo do Império Romano, impactaram o exercício do governo e o papel da cidadania.

Da mesma forma, recria-se brevemente os diferentes processos que a educação vivenciou e fala sobre a evolução dos modelos educacionais ao longo do tempo, de acordo com o contexto econômico e social de diferentes épocas.

Em relação à participação cidadã, explica-se os diferentes níveis desse conceito e seu alcance na gestão pública, assim como outros conceitos de grande interesse que lhe permitem atingir aspectos como os processos de coparticipação e capacitação.

Além disso, refere-se à tecnologia cívica, seu impacto nos processos democráticos atuais e menciona-se algumas ferramentas e aplicações que promovem a participação cidadã, aproveitando a acessibilidade da tecnologia.

Finalmente, refletimos sobre a importância de entender de onde viemos e como nossa sociedade foi constituída ao longo dos anos para que tenhamos ferramentas suficientes para enfrentar os desafios da maneira mais apropriada. Aprenda com o passado para trabalhar no futuro.

About the author

Pablo Collada es director ejecutivo de la Fundación Ciudadano Inteligente en Santiago de Chile, es un sociólogo mexicano que lleva más de 15 años trabajando en el ámbito del desarrollo social en temas como educación, juventud, género y participación ciudadana en América Latina y, más recientemente, en la intersección entre lo digital y lo presencial.

Pablo Collada is executive manager of the Fundación Ciudadano Inteligente in Santiago de Chile, is a Mexican sociologist who has been working for more than 15 years on social development in the fields of education, youth, gender and citizen participation and, more recently, on the intersection between face-to-face and digital experience


We encourage anyone to comment, please consult the
oD commenting guidelines if you have any questions.