Print Friendly and PDF
only search openDemocracy.net

Como uma nova era da democracia digital mudará a maneira como interagimos com a política

As inovações digitais podem mudar a qualidade da participação e a natureza da democracia, mas como? English, Español

Foto: LATINNO

Este artigo é um extrato de um artigo original publicado no eBook El ecosistema de la Democracia Abierta e pode ser encontrado aquí.

Atualmente, devido ao desenvolvimento de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TIC), áreas como a da ciência, da educação e até mesmo a da democracia estão sendo fortemente afetadas e, embora os efeitos neste último são difíceis de medir, os efeitos do mundo digital sobre política e sociedade são cada vez mais evidentes.

Os meios tradicionais de participação política estão se tornando mais efetivos, transparentes e eficazes, resultado da transformação causada pelo acesso generalizado à internet e ferramentas digitais.

Demonstrou-se que as redes sociais são os aliados perfeitos quando se trata de promover revoltas democráticas, mobilização em massa, conscientização sobre questões de interesse ou simplesmente para grandes convocações de greves, protestos ou qualquer outro tipo de reivindicação.

No entanto, o fato de esta nova era da democracia digital ser mais acessível, mais propensa à construção coletiva e à cocriação de soluções inovadoras, não significa que seja impossível de manipular-lha ou distorcer-lha.

"Durante as recentes eleições nos Estados Unidos [2016], engenheiros informáticos alegaram que as máquinas de votação eletrônicas poderiam ter sido pirateadas, alterando os resultados nos municípios que dependiam delas".

É por este fato que, os pós-fatos e as pós-verdades desempenham um papel importante, que às vezes pode ser o impulsor de protestos e manifestações resultantes de uma estratégia de manipulação das mídias sociais para provocar, por exemplo, instabilidade democrática.

No entanto, o que realmente afeta a democracia radicalmente não é necessariamente a revitalização dos meios tradicionais de participação política por causa das TIC, mas as transformações que estão sendo consolidadas em relação ao funcionamento da democracia, do Estado e ao modo como a representação se torna realidade graças às inovações digitais democráticas.

About the author

Thamy Pogrebinschi is senior researcher at the WZB Berlin Social Science Center and coordinator of the Innovations for Democracy in Latin America Project (LATINNO).

Thamy Pogrebinschi es investigadora del Centro de Ciencias Sociales WZB Berlín y coordinadora del proyecto lnnovaciones para la Democracia en América Latina (LATINNO). 


We encourage anyone to comment, please consult the
oD commenting guidelines if you have any questions.